07 junho, 2005

Para o empobrecimento da classe média contribuiu, particularmente, o efeito da adesão ao euro, que produziu um aumento dos preços em cadeia. "Estudos europeus referem que a entrada em vigor do euro foi responsável pelo crescimento de 2% a 3% dos preços em média, havendo mesmo casos em que se chegou aos 5%, por efeito dos arredondamentos para cima. As pessoas andaram pelo menos um ano iludidas com o euro até perceberem que estavam a pagar tudo mais caro."

(Começou por ser um kit, um saquinho de plástico com novas moedinhas , tão divertido como um brinquedo. O povo-criança do meu País adorou. Mas o brinquedo estragou-se depressa. Não houve controlo de qualidade e os donos da fábrica sabiam. Queriam vender muito e depressa.)

É pena que só agora venha a lume uma verdade que todos sabem mas teimam em não reconhecer. A maior parte da comunicação social não faz referência. Fecha-se em copas, agradando ao político e ao finançeiro. A saloiada faz como a avestruz. Cala e consente. Ou dorme. Quando finalmente acordarem do torpor, pouco ou nada poderão fazer. De mansinho vão-se abrindo as portas para que, num futuro não muito longínquo, as ditaduras venham mais uma vez, salvar as Pátrias. Depois queixem-se.