20 junho, 2005

Holanda ajuda Sócrates.


Como quem pede desculpa a Portugal pelo não ao Tratado , a Holanda, através da produtora Endemol, dá uma modesta ajuda financeira ao governo de Sócrates, fazendo Rute Marques ganhar a inenarrável Quinta das Celebridades. Desta forma, com o prémio de 50.000€, a concorrente já pode pagar ao fisco o que deve.- Penso, a partir do dia 1 de Julho, levar a cabo um concurso destinado aos contribuintes do Estado Português. Terá o nome de Quinta dos Fodidos e quem ganhar o prémio verá os seus impostos pagos na totalidade - confidenciou Piet- Hein. Só pelo título se adivinha o sucesso. O problema é que o número de concorrentes ultrapassará bastante o número de espectadores, a não ser que se transforme todo o país em quinta e o concurso seja transmitido para o resto da Europa.

Armar ao fino.

Um imigrante que veio tentar a sorte, confidenciou-me que mobilou todo o apartamento com móveis e outros acessórios retirados do lixo. Isto fez-me lembrar o meu pai que nos anos 60 tambem fez o mesmo, quando foi para a Alemanha; e eu atónito, constatava a boa qualidade e o estado de conservação do que tinha sido desprezado. O meu pai explicava: sabes, estes tipos mudam de decoração todos os anos. Como têm dinheiro, gastam-no pura e simplesmente, consomem o que necessitam e o que não precisam e eu dou-lhes uma ajuda.- Ele trabalhava numa linha de montagem de fábrica das muitas indústrias da zona.
Passados anos o fenómeno repete-se por cá. Mas comparar o Portugal de agora (e de sempre) à Alemanha dos anos 60 é comparar o olho do cú com a feira de Borba.
Os portugueses começaram a deitar bons sofás para o lixo por conta do crédito e da conta ordenado, gastando o que têm e o que não têm, não percebendo que por cá não se produz riqueza que sustente uma situação consumista.- Armaram-se em finos.
Como cantavam os Agostinhos: Este país perdeu o tino/a armar ao fino/a armar ao fino/Este país é um colosso/está tudo grosso/está tudo grosso.