26 fevereiro, 2005

Chover no molhado.

Público, edição de hoje. O general Loureiro dos Santos preocupado com a independência nacional. Resta saber o que é que se entende por independência. Tal como eu a entendo, o sr. general preocupa-se com coisas inexistentes. Aquilo que hoje nos permite sobreviver deve-se à hipoteca sistemática dessa independência que Loureiro dos Santos pretende defender e que já atingiu o ponto de não retorno. Só um cego não consegue enxergar o inevitável. A ocupação instalou-se insidiosa e não foi certamente devida a estratégias militares. Daqui para a frente é só uma questão de tempo e pormenor. Podemos agradecer a nós próprios, mais uma vez. Para o melhor ou pior, tanto faz.

25 fevereiro, 2005

Coisas complicadas.



Palavras para quê? Foi (mais) um Governo Português. (enviada por mail -autor desconhecido)

Obstetrícia.

Depois de um Governo na incubadora, a composição do actual executivo está transformada num parto difícil. Esta República, entre muitas outras coisas, necessita de um obstetra. Para além da vista, também a anca é estreita.

La mode francaise.

França: renda paga pelo Estado motiva demissão do ministro da Economia
O ministro francês da Economia, Hervé Gaymard, demitiu-se hoje na sequência da denúncia de que a renda do seu apartamento em Paris era suportada pelos cofres do Estado.( in Público. )

Denunciar pode ser contraproducente.Se a moda pega por cá, ficamos outra vez sem Governo. Sem qualquer Governo. Para sempre. Cruzes canhoto.

24 fevereiro, 2005

Para variar.

Vasculhando na lixeira televisiva produzida em português, encontro misturado com o lixo, um excelente programa: " Na Roça com os Tachos", produzido em S.Tomé e Príncipe. Uma pérola no meio da porcaria. A não perder na RTPN.

Campanhas calmas.

Publicidade enganosa para crianças e a produtos gratuitos será proibida na UE.

Que bom! As próximas campanhas eleitorais serão muito mais calmas.

De boas intenções...

(...) Redução por contraponto a um aumento: da liberdade de iniciativa, da liberdade contratual, de velocidade de ajuste e criação de iniciativas empresarias entre privados.(...)

Quem não conheça a maioria dos nossos empresários até pode concordar. Infelizmente a realidade é outra: a cultura empresarial portuguesa situa-se entre o pimba e o chico-esperto, onde a liberdade de iniciativa se aplica à escolha entre comprar mais um jipe ou construir uma piscina, a liberdade contratual significa poupar uns cobres em mão de obra para passar férias na neve e a criação de iniciativas empresariais se resume à ideia de sacar mais uns subsídios para pagar a vivenda na praia. O mesmo se aplica aos políticos, moços -de- frete do poder económico.
Comparar os nossos empresários de vistas curtas aos destinatários destas teorias económicas equivale a comparar o olho do cú com a Feira de Borba. Enquanto a mentalidade tacanha e corporativa se mantiver não há reformas que valham, seja no estado ou fora dele.

23 fevereiro, 2005

SOS Madeira.

(...) é óbvio que o presidente do PSD-Madeira é sempre uma boa alternativa para salvar o partido a nível nacional (...)

Em desespero de causa tudo é possível para salvar o que quer que seja.

Uma questão de fé.

Avião vai libertar compostos químicos na atmosfera para fazer chover.

Os homens de pouca fé continuam a gastar dinheiro à toa. Rezar em Fátima sai muito mais barato.( Não queiram começar a renegociar a merda do acordo hidrográfico com os espanhóis, não!...)

Festa brava.

Quem se preocupe com as coisas da Festa de Toiros, interroga-se sobre o que significará para a mesma a mudança governamental ora eleita (...)

Depois das touradas passadas, outras se avizinham. O Maurício pode ficar descançado. Este País é um autêntico redondel. Ó-la-ri-lo-lé!

22 fevereiro, 2005

A origem do mal.



A origem do mal, segundo Soares.

CopYPaste

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (...).
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (...).
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e estes, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do país, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgamando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...).


Guerra Junqueiro, in Pátria

Futurologia.

A ideia de uma eventual candidatura de Santana à presidência é, no mínimo, grotesca . A efectivar-se será uma obscenidade.

21 fevereiro, 2005

Aprender.Sempre.

Pires de Lima: CDS-PP tem de "aprender a viver" sem Paulo Portas...e nós temos de aprender a viver com o Sócrates.

2 dígitos.

Os tão reivindicados 2 dígitos pelo PP são uma realidade. Separados por uma vírgula, é certo.

Por agora é tudo. Boa noite.

O plano.

Finalmente, o plano gizado há 29 anos por Durão Barroso ( infiltração e fuga ) e apoiado na retaguarda por Garcia Pereira, começa a dar frutos...

20 fevereiro, 2005

Civilização.

"Não existe nenhum país civilizado em que um partido trotskista esteja separado por 1 ponto de um partido democrata-cristão" - Paulo Portas na declaração final.

Portugal é um dos países mais pobres da UE, onde o fosso entre os que tudo têm e os que nada possuem é mais profundo , onde a escolaridade efectiva e o nível cultural são mais baixos , onde as reformas são miseráveis e a saúde é um luxo, onde a classe média tende a desaparecer e à qual, hipócritamente pediste votos.Não compreendes que a civilização é a ausência de tudo isto? Certamente o teu mundo não é o nosso . A propósito, quando fores a Elvas dá um saltinho a Badajoz.

Pedido amigável.

Durão Barroso telefonou a Sócrates felicitando-o pela vitória. Sócrates aproveitou para lhe pedir uma cópia do discurso da tanga. - Assim fico já com um discurso feito para o que der e vier - confessou Sócrates.

Ser solidário.

Este blog dá início a uma campanha de solidariedade a favor da angariação de fundos para a compra de Prozac. O medicamento destina-se prioritariamente ao Alberto João, uma criança residente no Funchal. Os donativos serão encaminhados para a sede do PSD local.

Crime no expresso do PSD.

Um líder partidário foi encontrado assassinado com mais de cem mil facadas. Quem será o assassino? - É este o mote de um excelente policial posto à venda hoje.

Meteorologia.

As nuvens negras dissipam-se mas logo outras se vislumbram no horizonte. Estamos no centro do furacão.

A 1ª Projecção.

Antecipando-me às rádios e televisões dou à estampa esta projecção, baseada na vizinhança do meu prédio.

0% - para todos os candidatos.

Ficha técnica: 4 habitações, em 3 não se encontrava ninguém. Apenas no r/c a D. Mimi, após entreabrir a porta respondeu que não queria nada (é surda e não percebeu a questão).

Antecipando a mudança.

Com a mudança que se avizinha, tal como as cobras, tambem o Canal do Esgoto resolveu mudar de farpela e exorcisar o passado. Como se puxasse o autoclismo e mandasse a antiga página pela pia abaixo, juntamente com o Santana. Sinal de que tudo é efémero. Porém, de uma coisa estou certo: apesar da mudança a merda continua.